fbpx

O Que Fazer até Receber as Chaves, na Compra de Um Imóvel

chave da casa

Muitas pessoas não sabem que a compra de um imóvel não acaba quando é assinado o contrato. Muito pelo contrário, há muitos processos envolvidos até o novo morador conseguir, finalmente, pegar as chaves do seu imóvel.

E esse desconhecimento ocorre porque muitas pessoas não fazem o devido planejamento com a documentação, e quando lhes são solicitados, eles precisam sair às pressas para resolver.

E para que isso não ocorra com você quando estiver de olho em alguns apartamentos a venda, nós elaboramos um artigo que descreve quais são todos os processos que você precisa passar, antes de receber as chaves.

O que é um contrato de compra de um imóvel?

Se você adquiriu o apartamento e está pronto para morar, então espera mais um pouco porque ainda faltam algumas coisas. Antes de mais nada, é necessário que o contrato de compra seja assinado pelo comprador, pela construtora e pelo banco financiador.

Para que esse importante documento seja elaborado, é necessário que você tenha reunido uma pasta com todos os seus documentos pessoais originais e cópias, incluindo carteira de trabalho e o extrato do seu FGTS.

Após a elaboração e essas três assinaturas do contrato, você já pode definitivamente chamar o imóvel de seu. Contudo, ainda não é possível morar nele. Além de receber o seu contrato de compra, você também irá receber a documentação do imóvel. Normalmente, as despesas com certidões do imóvel são obrigação da construtora, mas não há lei que obrigue isso.

Memorial de incorporação e memorial descritivo

Depois de ambas as partes acordados (comprador e vendedor) a construtora precisa entregar outros dois documentos importantes para o comprador: o memorial de incorporação e o memorial descritivo.

O primeiro documento garante a entrega do imóvel ao comprador enquanto que o segundo garante a qualidade da construção. Pois nesse segundo documento há toda uma descrição da maioria dos materiais utilizados na construção, as medidas dos cômodos, etc.

Constituição do condomínio

Após feito todos os processos acima, já pode-se dizer que é possível organizar a administração do prédio entre os moradores. Afinal, a própria construtora organiza uma assembleia com todos os novos moradores para organizar e eleger a instalação do condomínio.

Todos os imóveis à venda fazem essas reuniões depois de passados pelas etapas anteriores.

Depois de realizada essa assembleia, o síndico ou síndica precisa fazer uma vistoria por toda a construção para garantir que tudo está de acordo conforme o contrato.

Visitas e vistoria

Se você fez a compra de um imóvel na planta, é muito importante acompanhar toda a construção do seu apartamento. Mesmo que isso não tenha acontecido, as grandes construtoras dão aos seus clientes uma ficha com todos os pontos a serem vistoriados pelos futuros moradores.

É nesse momento que você, novo morador, precisa procurar e identificar falhas ou problemas com a construção. Tudo aquilo que foge do seu contrato descritivo sobre o apartamento, deve ser avisado na hora.

É claro que há alguns problemas que podem ocorrer em lugares que não são visíveis sem uma vistoria mais detalhada, como por exemplo, na fiação elétrica ou encanamentos.

Nesses casos, o morador tem até 20 anos para recorrer e conseguir os devidos reparos, que devem ser resolvidos pela construtora. Mas para recorrer, é necessário ter em mãos, documentos comprobatórios por engenheiros, constatando o local do problema e que ficou com defeito a partir da construção.

Termo de entrega das chaves

Depois de realizado todos os processos acima, só então é que o futuro morador pode pegar as chaves e transformar o seu apartamento em um imóvel de luxo se quiser.

Ao pegar as suas chaves, é necessário assinar um termo de entrega das chaves e, a partir desse momento, a construtora recebe o valor total do apartamento vendido, pelo banco. Quanto ao saldo devedor que o morador tem, não é mais para a construtora e sim para a instituição financeira que financiou toda a compra.

Vale ressaltar que todo apartamento a venda que você encontrar, você deverá passar por todas essas etapas antes de começar a morar. Por isso, esperamos que esse artigo ajude você a se planejar quando estiver passando por esse processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − onze =